Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 07h49 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 09h57 | Acessos: 2005
Alunos e produtores rurais da região têm mão de obra qualificada pelos treinamentos do Senar/MG.

Em parceria com Senar e Fundação Rocha, IFSULDEMINAS qualifica mão de obra regional

Produção de café expresso, vaporização de leite, operação de máquina motoniveladora, fabricação e conservação de alimentos, derivados do tomate e preservação de nascentes foram alguns dos novos conhecimentos adquiridos por cerca de 30 participantes dos cursos oferecidos pelo Campus Inconfidentes, em parceria com o Senar/MG e a Fundação Rocha.

No mês de julho e início de agosto, foram realizados 3 cursos. Com isso, o IFSULDEMINAS cumpre a função de contribuir com o desenvolvimento regional.“O IFSULDEMINAS está focado em conhecimento. Esta parceria com o Senar ajuda a ampliar o conhecimento dos participantes para atuarem em mercados que estão em franca expansão”, disse o instrutor do Senar/MG, Júlio Barbosa que esteve em Inconfidentes para instruir o curso de Barista destinado aos produtores de café.

Um dos participantes do curso de Barista foi o jovem Breno dos Santos Mota. Desde os 13 anos, ele trabalha na lavoura de café da família, no município de Pedralva. No sul de Minas, a família cultiva cerca de 6 mil pés da fruta. Ele fez o curso de Degustação de Cafés Especiais. “A ideia é fazer uma cafeteria em uma cidade polo da região. Mas precisamos melhorar o conhecimento para atender melhor o público”, contou Breno, segundo o qual, a família exporta café para o Japão e já conquistou campeonatos de cafés especiais.

Os próximos cursos do Senar são “Defumador de Carnes e Pescados”, Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris e Trabalhador da Cultura do Café. Mais informações podem ser obtidas na Fundação Rocha, pelo telefone: 3464-1328.

Confira as imagens