Formatura

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 07h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 09h54 | Acessos: 4031
Formados, servidores e familiares lotam teatro do CPA para solenidade.

Mais de 50 estudantes de curso técnico e cursos superiores se formam no campus

Em duas sessões solenes realizadas na tarde e noite deste sábado, 03, cinqüenta e cinco estudantes do IFSULDEMINAS colaram grau e foram introduzidos ao mercado de trabalho. A cerimônia ocorreu no anfiteatro do Centro de Procedimentos Ambientais – CPA e reuniu autoridades, servidores, familiares e convidados dos formados.

Os trabalhos de presidência da mesa foram conduzidos pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Sindynara Ferreira que substituiu o Reitor, professor Marcelo Bregagnoli.

Cursos Superiores

Dos cursos superiores formaram 39 novos profissionais dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Engenharia Agronômica, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Engenharia de Alimentos.

O Paraninfo das turmas foi o professor emérito do IFSULDEMINAS, Claudino Ortigara, aposentado em 2017. O homenageado especial foi o servidor Técnico-Administrativo, Adevaldo José da Silva, que atua na área de transportes do campus."A gratidão é a mãe das virtudes. Nunca se esqueçam de agradecer", discursou Claudino dirigindo-se aos formados. "Seja qual for o rumo da vida de vocês, a continuidade nos estudos deve fazer parte do pensamento de vocês", argumentou Ortigara, destacando a necessidade de informação na atualidade.

Formatura AutoridadesA Engenheira em Agrimensura e Cartográfica, Luzia Helena da Silva, foi escolhida para discursar em nome dos colegas. “Chegar ao final dessa jornada é um misto de sentimentos. É um ciclo que se fecha e outro que se inicia, mas sem a confiança e empenho de todos, nada disso seria possível. Além dos ensinamentos técnicos, a faculdade nos ensinou princípios”, destacou Helena, emocionada.

O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, fez uso da palavra. De acordo com o gestor, os jovens formados estão preparados para assumir o mercado de trabalho. "A partir de agora vocês vão carregar a chancela do Instituto Federal no diploma e na vida. Vocês estão preparados para enfrentar os desafios das profissões", discursou Luiz Flávio, conclamando os formados a se tornarem parceiros do IFSULDEMINAS. O diretor-geral ainda recordou as dificuldades enfrentadas pelo Campus Inconfidentes por causa do contingenciamento financeiro implantado pelo Governo Federal. "Mas temos capacidade de reinvenção. Não temos medo do trabalho", anunciou o diretor-geral, convidando os servidores para contribuírem para o aumento dos indicadores e o consequente aumento do orçamento.

Durante discurso, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Sindynara Ferreira chamou a atenção dos formados para o compartilhamento dos conhecimentos. "Quem sai formado tem a responsabilidade de compartilhar o conhecimento com a sociedade. Saibam que este momento é um orgulho para o IFSULDEMINAS", disse a pró-reitora.

As turmas entregaram placas de homenagens para servidores homenageados, sendo eles:

Homenageados:

Professora Lilian Vilela Andrade Pinto.
Professor Marcio Luiz da Silva.
Professora Cristiane Cordeiro de Camargo.
Psicóloga Carla Pacheco Govea.
Professor Valdir Barbosa da Silva Júnior.
Professor Joelson Dayvison Veloso Hermes.
Professora Camila Souza dos Anjos Lacerda.
Professor Ângelo Marcos Santos Oliveira.
Professora Hebe Perez de Carvalho.
Professor Fernando da Silva Barbosa.
Professora Emanuelle Morais de Oliveira.
Professora Mariana Borges de Lima Dutra.

A sessão solene foi encerrada com a entrega dos certificados para os formandos.

Curso Técnico em Meio Ambiente

Do Curso Técnico em Meio Ambiente formaram 16 alunos do Polo de Ouro Fino.

O estudante Allyson Alberto Moreira foi o orador da turma. Segundo ele, há a emergência do cuidado com o planeta. "Somos sedentos por um futuro melhor, com o coração cheio de boa vontade e disposto a fazer pelo o mundo o melhor, pois sabemos a importância de cuidar do bem mais sagrado que foi depositado em nossas mãos: o planeta.

20190803 205439O paraninfo escolhido foi o professor do Campus Inconfidentes, Ademir José Pereira. No discurso, o docente destacou o cenário de governança do país. “Estamos passando por momentos de incertezas, na educação, na política e no meio ambiente. Hoje temos visto ações que parecem voltar à década de 1980, um retrocesso em questões ambientais”, constatou professor Ademir. “Vocês têm senso crítico para dar um novo rumo ao meio ambiente”, comentou o paraninfo, dirigindo-se aos formados.

O diretor-geral do campus também discursou. Segundo o professor Luiz Flávio Reis Fernandes o “Vocês têm uma enorme responsabilidade profissional. Estão levando o legado o IFSULDEMINAS.  Não parem de estudar. Vocês têm um enorme potencial”, disse o gestor para os formandos, motivando-os para a defesa ambiental. “Não se libera uma reserva indígena para o garimpo. Não fiquem de braços cruzados perante os absurdos que estão acontecendo”, destacou o diretor.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Sindynara Ferreira, usou a palavra. “Formar-se em meio ambiente é grande passo profissional e uma grande responsabilidade, pois a sociedade espera a partilha do conhecimento de vocês,” discursou a pró-reitora.

Placas foram entregues para as professoras Carolina Gil Garcia e Lilian Vilela Andrade Pinto, homenageadas da noite. A sessão solene encerrou com a entrega dos certificados.

Confira as imagens (Cursos Superiores)

Confira as imagens (Curso Técnico em Meio Ambiente)