PROBID – LECCA

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 10h14 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 07h15 | Acessos: 3692
Vinte e três alunos do Curso de Licenciatura em Educação no Campo concluem Programa de Iniciação à Docência

Estudantes do Curso LECCA concluem Programa de Iniciação à Docência

Alunos do curso de Licenciatura em Educação no Campo – LECCA do Campus Inconfidentes concluíram no mês de maio a execução do Programa de Iniciação à Docência – PROBID, que teve duração de oito meses. O projeto intitulado “Agroecologia nas Escolas Família Agrícola de Minas Gerais – Plantar Águas – Como melhor se preparar para guardar águas em períodos chuvosos” foi executado pelos estudantes em quatorze cidades de Minas Gerais.

Programa de Iniciação à Docência – PROBID LECCA

O PROBID – Programa de Iniciação à Docência é institucional do IFSULDEMINAS, com fomento da Pró-reitoria de Extensão. “O curso de Licenciatura em Educação no Campo – LECCA foi contemplado com 23 bolsas para os estudantes e 05 para supervisores, que vai desde a preparação teórica com estudos orientados, a replicação disso por meio de aulas nas escolas e uma proposta final de intervenção na prática que vai implantar sistemas de captação de águas nas escolas contempladas”, contou o professor Marcus Fernandes Marcusso, coordenador do projeto.

Cidades atendidas

O programa foi executado em escolas dos municípios mineiros de Taiobeiras, Virgem da Lapa, Itinga, Araçuaí, Veredinha, Comercinho, Jequitinhonha, Simonésia, Cruzília, Natalândia, São Francisco, Acaiaca, Jequeri e Catas Altas da Noruega.

Depoimentos

Shaine Alves Cordeiro, natural de Turmalina, deu aulas na Escola Família Agrícola de Veredinha. A estudante relatou que escolheu fazer o curso de licenciatura porque sempre teve vontade de lecionar. “O PROBID oportunizou essa oportunidade de tentar, de errar, de fazer o diferente, de fazer o que a gente sempre quis. Foi uma experiência muito bacana de troca de experiência com os alunos”, contou a discente.

Na cidade de São Francisco, o estudante Miguel Rodrigues Cordeiro Neto desenvolveu suas atividades. “Aprendemos a lidar melhor com as aulas e com os alunos. Desenvolvemos alguns trabalhos como manejo no sistema agroflorestal e reconhecimento das tecnologias de captação de água”, comentou Miguel.

João Batista Benhami atuou como supervisor no PROBID, representando a Associação Mineira das Escolas Família Agrícola. “O PROBID é uma oportunidade de relação teoria e prática. Eles tiveram a oportunidades de desenvolver projetos e foi muito inovador para as escolas. Eles conseguiram fazer a teoria e depois práticas de algum tipo de conservação de água nessas escolas que estão no campo”, disse João Batista.

O estudante Samuel Pinheiro Santos, atuou na Escola Agroecológica de Araçuaí. “Lá nós fizemos algumas práticas de construção de canteiro econômica, fizemos o conserto e o incentivo da coleta de água de chuva e armazenamento em cisterna, construímos também curvas de nível e outras práticas na horta, visando a proteção da umidade do solo”, disse Samuel. “O PROBID foi um momento muito rico para atuar melhor na sala de aula, questão de didática e como transmitir esse conhecimento para os alunos”, completou.

Camila Teixeira do Carmo, natural de Simonésia, contou que essa foi sua primeira experiência como docente. “Fizemos a implantação de um filtro biológico na escola, para tratamento das águas cinzas, que são as águas dos chuveiros, lavandeira, das pias, dos lavatórios, águas com menos impurezas”, contou Camila. “Fizemos essa prática com uma entidade parceira da escola, que forneceu os materiais e orientações. Graças ao PROBID foi possível fazer essas atividades e iniciar minha atuação como professora lá na escola”, completou.

Confira as imagens: