Internacional

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 10h28 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 10h45 | Acessos: 1777
Estudantes da Colômbia são recebidos pelo diretor-geral e por servidores, no gabinete.

Estudantes da Colômbia são recebidos no campus para intercâmbio

Três alunos da Universidad del Tolima, na Colômbia, chegaram ao Campus Inconfidentes, na manhã desta sexta-feira (22), para darem início a atividades de intercâmbio. Eles foram recebidos pelo diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, além de servidores. "Vamos recebê-los da melhor maneira possível, amparando-os em tudo", disse o diretor. A previsão é que os estudantes permaneçam no campus até julho.

O intercâmbio foi viabilizado pela Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS. De acordo com o assessor internacional do Instituto Federal, Rafael Tenório, é a primeira vez que a instituição promove uma prática estrangeira exclusiva para estágio. "Quando o intercambista vem pelo programa de Mobilidade Interanacional ou Acadêmica, o foco são as disciplinas e não tem necessidade de estágio. A prática de estágio, por sua vez, vai proporcionar um conhecimento mais efetivo na área de interesse e uma possibilidade de fazer comparativo das técnicas desenvolvidas no Brasil e no país de origem", explicou Tenório.

Julian Tello Espinosa, Maria Paula Bautista Orozco e Raul Felipe Herran Rodriguez são estudantes do último ano de Engenharia Agronômica na Colômbia e realizarão práticas de estágio no Laboratório de Fitopatologia, além de atividades ligadas à área de Agricultura de Precisão e Nutrição Mineral.

Para Maria Paula, a opção para estagiar no Brasil se deu por considerar o país uma potência na produção agrícola. “Escolhi esta escola porque o Brasil é uma grande potência agrícola e econômica. Desejo aprender as práticas de laboratório ligados ao campo”, contou a estudante, enfatizando o desejo de aplicar os conhecimentos adquiridos em Inconfidentes quando retornar a Colômbia.

Julian e Raul terão como tutor, no Campus Inconfidentes, o professor Cleber Kouri de Souza. A aluna Maria Paula será acompanhada pela professora Hebe Perez de Carvalho.

Os estudantes ficarão hospedados no alojamento estudantil. “Gostamos muito da estrutura do Instituto Federal. Estou admirado com o auxílio para os estudantes aqui no Brasil, como alimentação e alojamento”, comentou o jovem Raul Felipe.