Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Formaturas 2019

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Sábado, 16 de Fevereiro de 2019, 13h19 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2019, 07h39 | Acessos: 5493
Formandos dos cursos Técnicos estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo “Nilo Peçanha”.
Formandos dos cursos Técnicos estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo “Nilo Peçanha”.

Realizada cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Técnicos e Superiores 

Na manhã deste sábado (16) aconteceu a cerimônia de Colação de Grau dos estudantes dos cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. A sessão solene ocorreu no Ginásio Poliesportivo “Nilo Peçanha” e reuniu autoridades, servidores, estudantes e familiares dos formados.

Os trabalhos foram conduzidos pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli.

Os representantes de cada turma foram chamados para realizar o juramento e, na sequência, o reitor realizou a outorga de grau dos formandos dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Agrimensura, Técnico em Alimentos e Técnico em Administração.

A cerimônia foi marcada por discursos emocionados dos alunos e por homenagens aos servidores da instituição.

Discursos

O Paraninfo das turmas, Silvério Vasconcelos Braga, conhecido pelos estudantes e pelos colegas como Muriaé, disse ser um momento de alegria e satisfação pelo reconhecimento do trabalho realizado e que só tem a agradecer. “Sinto honrado com a homenagem vinda da instituição e dos alunos”, disse o Paraninfo.

O diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, também discursou e afirmou que esse é o momento máximo do aspecto institucional. “É a hora que a gente entrega o aluno para a comunidade, bem formado, preparado, esperando que o mercado de trabalho o receba bem”, disse o gestor. “E assim é o termo de compromisso que assumimos com eles na matrícula, de trazê-los até aqui, muitas vezes amparados por alojamento, restaurante, além da formação técnica. Esse é o reflexo do compromisso assumido com eles e com a sociedade”, completou.

Dirigindo-se à plateia, o reitor do IFSULDEMINAS,  professor Marcelo Bregagnoli, disse que esse é um momento de prestação de contas para a sociedade. “A gente coloca pessoas, não só com habilidades técnicas, mas cidadãos que vão fazer a diferença no mundo. Agora depende deles executar as atitudes que a sociedade tanto precisa para que a gente possa evoluir, desenvolver, e ter uma menor diferença social”, comentou o Reitor.


Mesa de Honra

A mesa de honra foi presidida pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli e contou com a presença das seguintes autoridades: diretor-geral do Campus Inconfidentes, Professor Luiz Flávio Reis Fernandes; Paraninfo das turmas, Silvério Vasconcelos Braga; homenageado Especial, Pedro de Almeida; Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva; e pelo Secretário Municipal de Educação de Inconfidentes, Richard Guidi Doná, além do Presidente da Câmara Municipal de Inconfidentes, Wanderley Tavares de Mira.

Homenageados

Estiveram presentes na tribuna de honra, entre patronos, homenageados e coordenadores de cursos os seguintes professores: André da Cruz França Lema; Marcus Fernandes Marcusso; Delmo de Lima, neste ato representado pelo professor Eduardo de Paula Lima Nascimento; Cintia Zorattini; Barbara Mariane Maduro; Valdir Barbosa da Silva Júnior; Cinelli Tardioli Mesquita; Eduardo de Paula Lima Nascimento; Renata Beatriz Klehm; Antônio Carlos Vilas Boas; Flávia De Floriani Pozza Rebello; Jamil de Morais Pereira; Luciana Faria; Mosar Faria Botelho; Verônica Soares de Paula Morais e Fernanda Goes da Silva.

Tradução em Libras

Essa foi a primeira cerimônia de Colação de Grau do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A inovação foi executada pelos servidores Reginaldo Aparecido Silva e Davi Vieira medeiros. “Foi feito o convite para a comunidade surda. É uma política de inclusão dentro da legislação”, disse Reginaldo.

Formatura dos Cursos Superiores

Na noite de sábado (16) foi a vez da cerimônia de Colação de Grau dos Cursos Superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes. Formandos dos cursos Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos compareceram ao Ginásio Poliesportivo “Nilo Peçanha”.

Mesa diretora

A mesa diretora dos trabalhos foi presidida pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, professor Marcelo Bregagnoli, e composta pelas seguintes autoridades: diretor-geral do Campus Inconfidentes, Professor Luiz Flávio Reis Fernandes; paraninfo das turmas, Paulo Henrique Azevedo Leão; homenageado especial servidor Luiz Carlos Pereira (Sr. Neno);  chefe do departamento de Educação de Inconfidentes, Richard Guidi Doná; e pelo presidente da Câmara Municipal de Inconfidentes, Wanderley Tavares de Mira.

Homenageados

Estiveram presentes na tribuna de honra, entre patronos, homenageados e coordenadores de cursos os seguintes docentes / técnicos administrativos: Lilian Vilela Andrade Pinto; Kleber Marcelo da Silva Rezende; Nilton Luiz Souto; Paulo Augusto Ferreira Borges; Fernando da Silva Barbosa; Mariana Borges de Lima Dutra; Benedito Aparecido de Moraes; Vinicius Ferreira de Souza; Lidiane Teixeira Xavier Alves; Ângelo Marcos Santos Oliveira; Bruno Manoel Rezende de Melo; Emanuelle Morais de Oliveira; Márcio Luiz da Silva; Igor Oliveira Lara; Marcos Magalhães de Souza; Geslaine Frimaio da Silva; Fernando da Silva Barbosa e Oswaldo Kameyama.

Abertura e Outorga de Grau

O  teitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, declarou aberta a Sessão Solene e os representantes de cada turma foram chamados para realizar o juramento. Na sequência, o teitor do IFSULDEMINAS realizou a outorga de grau dos formandos dos cursos  Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos.

Confira as imagens:

Missa em Ação de Graças (15/02/2019 - Fotos: César Neves)

Formaturas Cursos Técnicos (16/02/2019 - Fotos: Roberto Mendonça)

Formaturas Cursos Superiores (16/02/2019 - Fotos: Roberto Mendonça)


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página