Nota máxima Enade

Escrito por Roberto Mendonça | Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 15h22 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h58 | Acessos: 1559

Curso de Redes de Computadores obtém nota máxima no último Enade

Banner Noticia Nota Maxima EnadeO curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes obteve nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 09 de outubro, os resultados do Enade 2017. De acordo com os dados, somente 5,9% dos 10.570 cursos avaliados atingiram conceito 5, a nota máxima da avaliação.

O professor Vinícius Ferreira de Souza, foi o coordenador do curso entre maio de 2014 e dezembro de 2017, período no qual os estudantes do curso foram avaliados duas vezes no Enade (2014 e 2017). O professor atribui o bom desempenho dos estudantes a uma preparação contínua ao longo dos três anos para o exame.

O professor Vinícius contou que após o Enade de 2014 houve uma reformulação no PPC do curso, onde todo o conteúdo da portaria do Enade daquele ano foi contemplada nas ementas das disciplinas do curso.

“Fizemos um trabalho que envolveu a realização de simulados utilizando as provas do Enade de 2008, 2011 e 2014, com o mesmo tempo de prova adotado no exame. Além disso, fizemos a correção comentada desses simulados”, contou Vinícius.

Outra prática adotada pelos professores do curso desde 2014 foi a inserção de questões dos exames anteriores do Enade nas provas das disciplinas, ou a elaboração de questões do mesmo perfil do Enade.

O curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Inconfidentes saltou da nota 3 em 2014 para a nota 5 (máxima) em 2017. Apenas os alunos concluintes dos cursos de graduação são convocados para realizar o Enade, que é um componente curricular obrigatório.

“Um diferencial do curso ofertado pelo Campus Inconfidentes é a utilização da Academia Cisco, que fornece todo o material necessário para as disciplinas, sempre atualizado e de forma on-line”, contou o professor. Os cursos ofertados pela academia não são complementares, mas sim integrantes de cada disciplina. “O material que o professor utiliza é o da academia, com animações, exercícios, simulações e exames práticos”, completou.

Confira a matéria produzida pela Reitoria do IFSULDEMINAS.