Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudo no Presídio

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 09h22 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h57 | Acessos: 3088
Professores do Campus Inconfidentes apresentam clássicos da Literatura para recuperandos do Presídio de Ouro Fino (MG).
Professores do Campus Inconfidentes apresentam clássicos da Literatura para recuperandos do Presídio de Ouro Fino (MG).

Campus Inconfidentes implanta projeto de leitura no Presídio de Ouro Fino

Incentivar a leitura, o diálogo, o estudo e a reflexão sobre a vida. Esses são os objetivos dos projetos “Tertúlias Dialógicas” e “Remição pela Leitura” implantados no Presídio de Ouro Fino (MG). A iniciativa é uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes e a Secretaria de Estado de Administração Prisional de Minas Gerais.

A ação consiste em unir os dois projetos e oferecer aos cidadãos, em conflito com a lei, os direitos ao conhecimento, ao estudo, à educação, à cultura e ao desenvolvimento do pensamento crítico. “Nós entramos em contato com o Instituto Federal para falar de um projeto que já existe em Minas Gerais chamado ‘Remição pela Leitura’. Como no Instituto já existia o projeto Tertúlias Dialógicas, nós unimos os dois”, explicou a Analista Jurídico Ana Dione da Silva, enfatizando a importância da educação na recuperação dos encarcerados.

As “Tertúlias Dialógicas” são uma atividade educativa voltada para a leitura de obras clássicas da literatura e para o diálogo igualitário entre os integrantes do grupo de estudos.

Assista Entrevista: Analista Jurídico, Ana Dione da Silva

O projeto “Remição pela Leitura” foi implantado no Estado de Minas Gerais, em 2016, pela Secretaria de Estado de Defesa Social e pelo Tribunal de Justiça Estadual. Pela resolução, a cada livro estudado e a cada resenha apresentada e avaliada, o detento pode ter 4 dias descontados na pena. Desta maneira, o Projeto "Remição pela Leitura" proporciona ao recuperando quitar parte da pena por meio da leitura mensal de uma obra literária, clássica, científica ou filosófica. Em 1 ano, o recuperando poderá ter descontado até 48 dias de pena.

O presídio de Ouro Fino conta atualmente com 150 detentos. Destes, 10 vão participar do projeto de leitura e discussão dos textos. Os critérios para a escolha dos participantes foram disciplina e comportamento. “A Equipe de Classificação Técnica indicou os presos com bom comportamento e disciplina para participar desta iniciativa”, explicou o diretor-geral do presídio, Leandro Francisco Pereira. “Eu acredito na educação. Ela permite os presos viajarem na leitura e criar novas expectativas de vida”, completou Pereira.

Assista Entrevista: Diretor-Geral do Presídio, Leandro Francisco Pereira

As Tertúlias Dialógicas serão aplicadas no Presídio de Ouro Fino pelas professoras do Campus Inconfidentes, Cristiane Cordeiro de Camargo e Paula Inácio Coelho. Os encontros entre as servidoras do Campus Inconfidentes e os detentos serão semanais. A cada encontro, será proposto a leitura de um texto. Após a leitura, cada detento compartilha uma interpretação e uma aplicação com a história pessoal.

A Aula Inaugural aconteceu nesta quinta-feira (20). O primeiro texto lido e debatido com os recuperandos foi “A Lancha”, de autoria de Kostonányi Dezsö. A obra integra uma coleção de contos do livro organizado por Paulo Rónai “Antologia do Conto Húngaro”. Segundo a professora Cristiane Cordeiro, que coordenou a primeira reunião, os detentos foram muito receptivos. “Apesar de ter sido uma leitura difícil, eles nos acolheram muito bem e entraram no espírito das Tertúlias”, avaliou Camargo. Ainda, de acordo com Cristiane, o resultado esperado com as leituras e reflexões é a transformação individual. “No encontro de hoje, percebi o quanto muitos deles, em função da história de vida e da privação de liberdade, desacreditam. Queremos que eles voltem a sonhar”, completou a professora.

Assista Entrevista: Professora Cristiane Cordeiro de Camargo

O Diretor-Geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, acompanhou a Aula Inaugural. “Do ponto de vista institucional, a nossa missão é promover desenvolvimento sustentável e regional. Nada mais justo do que trabalharmos para promovermos ações de reintegração dessas pessoas à comunidade, em prol de uma sociedade justa e equilibrada”, comentou o Diretor-Geral. O projeto “Tertúlias Dialógicas”, no Presídio de Ouro Fino, se estende até setembro de 2019.

Assista Entrevista: Diretor-Geral do Campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes
Assista Entrevista: Professora Paula Inácio Coelho

Comentários   

+2 #1 Genoveva Rangel 22-09-2018 08:59
Parabenizo a todos pelo projeto. Fiquei encantada! Que Deus abençoe o trabalho de todos! Como é bom ver a Escola quebrar os " muros invisíveis" e voltar um olhar de carinho e humanidade a quem a vida sempre privou destes sentimentos...
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

registrado em:
Fim do conteúdo da página