Mão na Massa

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 08h33 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 07h12 | Acessos: 1894
Estudante do curso de Engenharia Agronômica, Vitor Marinello Souza, realiza trabalho no Setor de Bovinocultura. (Foto: Robson Teles)

Alunos ganham bolsas para atuarem em Unidades Educativas de Produção do campus

Cerca de 25 estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes estão atuando como bolsistas para apoio presencial nas Unidades Educativas de Produção (UEP) e em atividades de Extensão do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

As atividades tiveram início em novembro do ano passado em setores como Fruticultura, Laticínio, Bovinocultura, Casa das Artes e Incubadora de Empresas (INCETEC). “É um marco para a nossa instituição, porque celebra o retorno do aluno ao ambiente de aprendizagem prática, essência de nossa escola”, explicou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando a legalidade da iniciativa. “Vamos ampliar cada vez mais o número dos alunos envolvidos neste processo”, completou o gestor.

O programa chamado Grupo Assistido de Pesquisa e Extensão (GAPE) tem o objetivo de incentivar a permanência dos estudantes no IFSULDEMINAS até quando concluir o curso. Além disso, pretende estimular a integração entre os níveis de ensino e contribuir com melhorias no funcionamento dos setores atendidos.

Os estudantes foram distribuídos para o trabalho em 11 setores do campus, acompanhados por responsáveis técnicos administrativos.

Um desses estudantes é Vitor Marinello Souza. Ele cursa o 2ª período de Engenharia Agronômica e desenvolve atividades no Setor de Bovinocultura, na Fazenda Escola. Dentre os trabalhos desempenhados pelo jovem estão ordenha mecânica, limpeza e acompanhamento na medicação dos animais. “Aqui dá para fazer uma vivência no dia a dia. Consigo colocar em prática o que vejo em teoria, na sala de aula”, disse o estudante, natural de Ouro Fino (MG).

As bolsas no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), para estudantes dos cursos superiores, e de R$200,00 (duzentos reais) para estudantes dos cursos técnicos, são pagas mensalmente. Eles cumprem carga horária de 12 horas semanais.

Segundo o coordenador de Extensão, Cauê Trivellato, o programa se encerra em julho de 2022. No entanto, a pretensão é dar continuidade à iniciativa. “O edital contínuo já está sendo elaborado e a partir deste ano, grupos de Extensão do IFSULDEMINAS Inconfidentes podem se registrar na Coordenadoria de Extensão e ter apoio financeiro para o pagamento de bolsas a discentes”, explicou Trivellato.

Em 2022, os alunos envolvidos no programa deverão colaborar na realização da Semana do Jovem Agricultor (SEJA), programado para acontecer em maio. O evento está sendo organizado pela Pró Reitoria de Extensão (PROEX), pelo Campus Inconfidentes, pela EMATER-MG e por Associações de Produtores Rurais, quando serão ministrados diversos cursos práticos.

Confira as imagens (Fotos: Robson Teles):