Pesquisa

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 11h05 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h10 | Acessos: 1173
Estudante do Curso de Licenciatura em Biologia realiza pesquisas em marimbondo. (Foto: Divulgação)

Parceria com Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas permite pesquisa em marimbondos

Uma parceria entre o laboratório de Zoologia do Campus Inconfidentes e o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA) permitiu a troca de coleções de espécies de marimbondos para novas pesquisas. “A troca consiste em envio de espécies que temos na nossa coleção e que serão usadas pelo INPA para revisão taxonômica, enquanto o material doado por eles a nós são espécies típicas da Amazônia que não temos na nossa coleção”, explicou o professor de Biologia do Campus Inconfidentes, Marcos Magalhães.

A ação auxilia os trabalhos científicos e enriquecem os acervos biológicos das duas instituições de pesquisa. “Nós doamos 5 espécies para o Museu Emílio Goeldi e 4 espécies para o INPA, especialmente espécies conhecidas como  marimbondo-peito-de-moça, marimbondo pomba-de-cavalo, marimbondo-mirim”, completou o professor, destacando o número de espécies recebidas. “Recebemos 10 espécies como doação”, esclareceu o docente.

Uma outra iniciativa do Laboratório de Biologia do Campus Inconfidentes foi o lançamento do livro digital “Parque Estadual Serra do Papagaio: Baú das Espécies”. A obra é de autoria do professor Marcos Magalhães e de Lucas Rocha Milani e apresenta informações biológicas ao público geral acerca da biodiversidade do Parque Estadual Serra do Papagaio, através de fotos e uma linguagem acessível a um público diverso. “É uma felicidade, porque é uma ferramenta muito importante para a conservação do Parque”, comemorou o professor Marcos Magalhães. O livro é resultado de mais de 3 anos de pesquisa.