Economia de energia

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2021, 08h43 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 11h11 | Acessos: 1513
Colaborador começa os trabalhos de instalação das placas no prédio da Agrimensura. (Foto: Robson Teles)

Campus Inconfidentes dá início aos trabalhos de instalação de usinas de energia solar

O IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes iniciou a instalação de 714 módulos de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar. O objetivo da obra é garantir sustentabilidade e economia de recursos financeiros.

Os equipamentos estão sendo instalados no telhado do prédio do curso técnico em Agrimensura. Além disso, outras peças também serão instaladas no solo, em localidades próximas ao laticínio na Fazenda Escola e ao lado do alojamento dos cursos superiores.

O valor total do investimento é de cerca de R$ 1 milhão e 98 mil. Deste valor, R$ 355 mil são recursos de arrecadação própria do campus. Outra fonte para a execução desta obra veio da Emenda Parlamentar indicada pelo deputado federal Odair Cunha (PT), em 2020, da ordem de mais de R$ 185 mil. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) disponibilizou outros R$ 557 mil, descentralizados pela Reitoria, no ano de 2019.

Anualmente, o Campus Inconfidentes paga cerca de R$ 400 mil de energia elétrica. “Nossa intenção é zerar a conta de energia do IFSULDEMINAS. Com esta economia, vamos investir mais em bolsas, diárias e projeto de pesquisa e extensão”, explicou o diretor-geral do campus, professor Luiz Flávio, destacando a eficiência econômica da ação.

Ainda, de acordo com o gestor do Instituto Federal, a instalação da usina atende à política de sustentabilidade do Instituto Federal. “A gente vai produzir a própria energia dando mais um passo para a sustentabilidade no campus”, completou Luiz Flávio, enfatizando o objetivo pedagógico do equipamento. “Os alunos cursos Técnico em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental poderão conhecer o funcionamento de uma usina e o impacto da eficiência energética”, concluiu o professor.

Confira as imagens (Fotos: Robson Teles):