Destaque em Olimpíadas

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 08h51 | Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 09h55 | Acessos: 1021

Alunos do campus conquistam medalhas em olimpíadas de Matemática

Alunos dos cursos Técnicos do Campus Inconfidentes foram destaques em duas grandes olimpíadas de matemática realizadas em 2020. No Concurso Canguru de Matemática, o campus conquistou a medalha de Bronze e na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais um representante do IFSULDEMINAS atingiu resultados que lhe renderam uma medalha de prata.

De acordo com o professor de Matemática do campus, Gelindo Martinelli Alves, o comprometimento dos estudantes com o curso foi determinante para as conquistas. “Neste ano marcado por incertezas em razão da pandemia da COVID – 19, nossos alunos, aliás, estudantes e guerreiros, mostraram-se comprometidos com o estudo e dedicaram-se a participar”, comemorou.

Concurso Canguru de Matemática

No Concurso Canguru de Matemática, o estudante do 3º ano do curso de Informática, Marcos Antônio de Lima Júnior ficou com Medalha de Bronze.

O Concurso Canguru é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º. Ano do Ensino Fundamental até os do 3º. Ano do Ensino Médio. É a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. No Brasil, o Concurso é realizado desde 2009. Em razão da pandemia, o Concurso Canguru foi realizado de forma remota, no dia 07 de outubro de 2020.

Medalhistas do Concurso Canguru de Matemática Brasil 2020 do Campus Inconfidentes

• Marcos Antônio de Lima Júnior (3 Informática – A): Medalha de bronze
  • Gustavo Mantovani Lurago Ferragutti  (1 Agrimensura): Medalha de Honra ao Mérito
  • Gabriela Amabily Cezar (1 Informática – A): Medalha de Honra ao Mérito

Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF),o estudante Marcos Antônio de Lima também conquistou a Medalha de Prata e o aluno Eduardo Henrique da Silva ficou com Medalha de Bronze.

A OMIF é uma olimpíada de matemática anual que teve início em 2018. Ela é destinada aos alunos de cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio da rede federal de educação profissional e tecnológica. A olimpíada é diferenciada, pois promove além das provas competitivas eventos com palestras, oficinas, mostras de jogos, minicursos e confraternizações. Portanto, a OMIF se classifica como um valioso projeto de ensino comunitário da rede federal de ensino. Mesmo neste ano de pandemia e distanciamento social, tiveram 5390 participantes na OMIF.

Em razão da pandemia, neste ano, as provas da OMIF foram aplicadas de forma remota no dia 25 de outubro, em uma única fase. Na segunda fase não houve aplicação de provas, mas somente os minicursos, palestras e apresentações culturais que ocorreu também de forma remota nos dias 20, 21 e 22 de novembro.

Medalhistas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais – OMIF 2020 do Campus Inconfidentes:

• Marcos Antônio de Lima Júnior (3 Informática – A): Medalha de Prata
  • Eduardo Henrique da Silva (1 Informática – B): Medalha de Bronze
  • Samuel Rocha Milani – (2 Informática – B): Menção Honrosa

De acordo com professor Gelindo, todos os alunos que participaram nessas duas olimpíadas, independentemente de serem premiados, são campeões. “Eles mostraram o interesse e o compromisso com os estudos, sobretudo em Matemática, que uma ciência de suma importância para a formação profissional e humana integral”, concluiu o docente.