Capacitação

Escrito por José Valmei Bueno | Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 07h48 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 08h24 | Acessos: 2002
Servidores do campus são treinados para combate a incêndio. (Foto: Cesar Neves)

Em 3 meses, mais de 250 pessoas são capacitadas pela parceria entre IFSULDEMINAS e Senar

Nos últimos 3 meses, o Campus Inconfidentes, em parceria com o Senar/MG – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – e com a Fundação Rocha, promoveu 22 cursos e 4 Seminários sobre a Covid 19. Cerca de 250 pessoas foram beneficiadas pelos treinamentos. Dentre os cursos ofertados estão “Brigadista Orgânico”, “Defensivos Agrícolas Tratorizados”, “Roçadeira e Motosserra”.

Curso de Brigadista Orgânico

Com o objetivo de garantir mais segurança para os estudantes e para a comunidade do Campus Inconfidentes, a instituição mobilizou os servidores para participarem de um treinamento de combate a incêndio.

Cerca de oito servidores do Campus Inconfidentes participaram do curso de Brigadista Orgânico, nos dias 22 a 26 de junho. O treinamento foi voltado para as técnicas de combate a incêndio predial e florestal. "A Reitoria do IFSULDEMINAS fomenta investimentos e recursos extras nesses projetos de combate a incêndio nas nossas unidades. Estamos seguindo uma diretriz institucional", explicou o diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, destacando o empenho do Departamento de Administração e Planejamento (DAP) para a execução do curso.

Foram 40 horas de aulas práticas e teóricas.Temas como legislação referente à brigada e Instrução nº12 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, além das formas de propagação do fogo, foram estudados. “Mostrei a eles como se usa o hidrante e como se deve proceder em caso de emergência. Se a prevenção for eficiente não vai ocorrer emergência”, explicou o instrutor do Senar, Paulo Francis, destacando a importância da preservação do patrimônio e da vida das pessoas. Os cursistas também conheceram as substâncias usadas para apagar combater fogo. Eles também foram orientados sobre rota de fuga e primeiros socorros.

Seminário sobre Covid-19

Na próxima sexta-feira, 03,haverá mais um Seminário sobre o Novo Coronavirus. Serão abordadas medidas preventivas  para evitar contágio e transmissão. Dez agentes de saúde da cidade e zona rural de Inconfidentes participarão de exposição dinamizada. A carga horária do treinamento é de 2 horas. “Em momento de pandemia, é muito importante  orientações seguras em meio ao caos social instalado. É preciso mudanças de comportamento e inibição da disseminação de informações falsas”, explicou a instrutora do Senar, Renata Zacarone.

Aplicação de Defensivos Agrícolas/Tratorizado

O objetivo do treinamento foi orientar sobre a aplicação do defensivo agrícola de forma correta, precisa e sem prejudicar a saúde do aplicador e o meio ambiente.

O curso é fundamentado na Norma Regulamentadora 31. O documento prevê  os cuidados durante aplicação e utilização dos equipamentos, visando a segurança no trabalho. As orientações quanto ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram reforçadas, principalmente devido ao momento de pandemia.

A turma de dez participantes foi acompanhada pelo instrutor João Paulo Mendes Puliti. As aulas práticas e teóricas ocorreram na Fazenda Escola do campus.

O treinamento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Clique aqui e veja os próximos cursos

Confira as imagens - Curso de Brigadista (Fotos: Cesar Neves)

Confira as imagens - Curso de Rosadeira e Motossera (Fotos: Arquivo Fundação Rocha)

Confira as imagens - Curso de Defensivos Agrícolas (Fotos: Arquivo Fundação Rocha)